Sobre o instituto

O Instituto Ânima foi criado por um ideal e por inspiração, focando compartilhar conhecimento e agregar pessoas com o objetivo da busca das verdades inconscientes, para uma vida de mais integração consigo mesmas e com a sociedade.

Profissionais de todas as áreas podem ter acesso aos cursos do Instituto, com exceção dos cursos que têm o propósito de preparar a atividade clínica, os quais são restritos a psicólogos e psiquiatras.

Os profissionais de qualquer área também serão beneficiados com o conhecimento adquirido, qualificando a sua atuação e desempenho.

Os nossos alunos e participantes serão estimulados, primeiramente, com relação ao seu desenvolvimento como pessoa, aspecto que julgamos fundamental para aquele que se propuser ao trabalho com o outro. Além disso, o alcance a novos níveis dos relacionamentos familiar, profissional e social serão objetivados, para que o aprendiz se torne mais integrado intelectual e psicologicamente.

Buscamos profissionais altamente qualificados e profundamente conhecedores da Psicologia Junguiana, tanto no Brasil quanto no exterior, almejando oferecer suas expertises para a formação de outros, tendo como ênfase a ética, em todo os tipos de relações.

O Instituto Ânima, por ser um lugar de compartilhamento, oferece ambiência e condições para que cursos, workshops, simpósios e grupos de estudos aconteçam de forma aprofundada e agradável, rodeados pelas flores, que são a alma do lugar.

O Instituto se propõe:

 - ao desenvolvimento dos profissionais psicólogo e psiquiatra, nas práticas junguianas de análise e psicoterapia clínicas;

 - à divulgação da Psicologia Analítica aos outros profissionais, como pedagogos, médicos de todas as especialidades, advogados, enfermeiros, etc., objetivando o conhecimento da psique humana, para que as relações sejam melhor qualificadas;

 - à atenção aos diversos profissionais nas suas práticas, oferecendo supervisão e grupos de estudos, além de suporte técnico a profissionais de diversas áreas do mercado e para empresas;

 - à manutenção de um ambiente agradável, acolhedor, de compartilhamento e interação, facilitador da aquisição do conhecimento.

O significado da palavra Anima:

Jung se utiliza da palavra Anima para designar a parte feminina do homem e, tal vocábulo, então, se projeta no feminino em geral, e/ou em atitudes femininas relativas à criatividade, delicadeza, sentimentos amorosos, cuidado com o outro, não importando se for homem, mulher, criança, animais, a sociedade, a ecologia, etc.

Já, o conceito mais amplo da palavra define melhor o espírito do Instituto.

Anima em latim significa:

 - energia vital;

 - alma;

 - elã vital;

 - capacidade de vida nas células, órgãos e organismos.

Diante disso, o nome do Instituto foi escolhido, por representar a energia feminina do impulso para a Vida.  

Sem a Anima não há vida em todos os sentidos, seja a vida biológica, seja a vida simbólica e imaginativa, a qual produz e gera tudo o que existe, uma vez que tudo começa na imaginação e, só depois, se projeta, ganhando existência no ato e na ação.

Na mulher, o seu oposto é o Animus, ou seja, a capacidade de iniciativa, de organização, de racionalidade, de direção e de ação positiva. No processo de desenvolvimento e maturidade psicológicos, os opostos, Anima e Animus, devem estar integrados e em equilíbrio, ou seja, em Coniunctio, para a geração de um terceiro.

Consideramos o Instituto Ânima de Estudos Junguianos o produto da criatividade feminina, aliada à iniciativa e à diretividade de um Animus, forte e resoluto.  

Queremos que o Instituto tenha vida longa e próspera!

Fale Conosco

Tire dúvidas ou se cadastre para receber textos, vídeos e outros materiais gratuitos:

Como chegar

Avenida Cândido Pereira Lima, 900 Ribeirão Preto -São Paulo

Ou clique no link abaixo e veja a melhor rota no Google Maps para visitar o Instituto: