FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA ANALÍTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA

Formação em Psicologia Analítica voltada à área da Educação Básica
Início: 2023
Online via aplicativo Zoom - https://zoom.us/
Por quê?
Após atuação em escolas e convivência com profissionais da área da educação, em Ribeirão Preto - SP, notamos que as práticas pedagógicas careciam de um aprofundamento no olhar para com o sujeito e sua psique. Sentimos a necessidade de capacitar educadores, que atuam em ONGs, escolas, hospitais, orfanatos e etc., para ir além dos conteúdos pedagógicos estabelecidos para o processo de ensino-aprendizagem, e muni-los com o conhecimento da Psicologia Analítica a fim de possibilitar um olhar holístico para a formação do sujeito, levando em conta suas individualidades, alma, necessidades básicas emocionais e sociais.
Verificamos que casos e mais casos demandavam formação intensa e específica sobre a infância e adolescência, em caráter de urgência.
Em resposta a esse clamor, nosso corpo docente decidiu atender ao chamado e disponibilizar o conhecimento em forma de ensino profundo sobre a compreensão do assunto, para capacitar nosso aluno à demanda atual, séria e necessária das crianças e adolescentes.
Objetivos:
O curso objetiva tornar o aluno apto a:
1. Apresentar a fundamentação teórica da Psicologia Analítica (Junguiana), e aprofundar o conhecimento;
2. Capacitar o profissional, que atua com educação de crianças e adolescentes, para intervenções mais consistentes em suas práticas pedagógicas;
3. Proporcionar conhecimentos da Psicologia Analítica (Junguiana) para a pesquisa teórica e prática aplicada à educação, de tal forma que, os profissionais sejam multiplicadores e colaboradores da difusão desses princípios;
4. Exercitar a escuta e a observação, embasadas na Psicologia Analítica (Junguiana), considerando as especificidades do emprego deste referencial teórico;
5. Formar profissionais competentes na área da educação, alicerçados pela Ética inerente à Escola Junguiana e consonantes com a responsabilidade pessoal e social.
6. Fomentar debates, palestras e trabalhos, no intuito de pensar em uma nova e contemporânea metodologia de ensino.
7. Capacitar o educador ao estudo científico destes fundamentos, com vistas às intervenções com crianças e adolescentes na instituição em que atua;
Online via aplicativo Zoom - https://zoom.us/
É necessário ter o aplicativo Zoom instalado no seu computador ou celular e estar devidamente cadastrado no Zoom para assistir as aulas.
https://support.zoom.us/hc/pt-br/articles/360034967471-Guia-de-in%C3%ADcio-r%C3%A1pido-para-novos-usu%C3%A1rios
Início: 2023
Carga Horária 168 horas.
Duração: 14 meses.
Frequência: Terças-feiras: das 18h30 às 22h30.
Inscrição Gratuita
Valores: Em breve.
Dados para o pagamento:
Banco do Brasil - Agência: 3312-x - CC: 30592-8
ANIMA - INSTITUTO DE ESTUDOS JUNGUIANOS - CNPJ: 15343178/0001-02
Chave Pix: CNPJ: 15343178/0001-02
Contatos: Telefone: 1634215675 - WhatsApp: 16991402113
E-mail: contato@animaestudosjunguianos.com.br
A matrícula/inscrição deverá ser realizada através do e-mail:
contato@animaestudosjunguianos.com.br
Dados pessoais para efetivação da matrícula:
Encaminhar dados pessoais solicitados e comprovante de pagamento da matrícula, para o e-mail: contato@animaestudosjunguianos.com.br.
Dados pessoais:
Nome:
E-mail:
Endereço Residencial:
Bairro:
Cidade:
Estado:
CEP:
Telefone Celular:
Dados da Formação Anterior:
Curso em que é graduado:
Especialização, Mestrado e/ou Doutorado.
Em qual área?
Como soube do Curso?
Diploma Pelo Ânima - Instituto de Estudos Junguianos, altamente conceituado no mercado.
Conteúdo:
1º Módulo - Desenvolvimento humano dentro da educação: a criança e o adolescente, como Indivíduo.
2º Módulo - Fundamentos da Teoria Analítica Junguiana - Quem é Carl Gustav Jung / Conceitos e fundamentos
3º Módulo — Desenvolvimento da Personalidade: Segundo a Psicanálise: Freud, Melanie Klein e Winnicott. / Segundo a Psicologia Analítica: Jung, Neumann e Fordhan.
4º Módulo - Infância: Os primeiros anos de vida: uma perspectiva simbólica - A primeira infância com pais cuidadores - A primeira infância com pais descomprometidos - A formação do bode expiatório
5º Módulo — Projeções dos pais sobre os filhos: Ser pai e mãe de uma criança indesejada - Ser pai e mãe de uma criança desejada - O filho esperado - O filho decepção - O filho rejeitado - O abandono - Pais Narcisistas e as consequências sobre os filhos
6º Módulo - A relação família–escola: momentos iniciais com os cuidadores: Manejo e parceria com os pais - Acolhimento da preocupação - Trabalho com a culpa - A mediação entre o casal - A aceitação do filho problema - A recuperação do bode expiatório
7º Módulo — A família e o posicionamento da escola: Orientação aos pais - A escola com pais em processo de adoção, separação e luto - A criança/adolescente com pais em processo de separação - A criança/adolescente adotivo - A adoção pelo casal homoafetivo - Alienação Parental
8 Módulo — Traumas, Dissociação e Resiliência: Consequências da experiência traumatizante, a curto, médio e longo prazo - Novas configurações familiares e as possibilidades de abuso - As relações de confiança entre aluno e escola - Frustração e agressividade - As consequências da humilhação: criminalidade, depressão e resiliência
9º Módulo - O desenho infantil - inconsciente que se projeta: O desenho da criança - Constituição psíquica infantil: imagens e indicadores de criação de neuroses - Sonhos e pesadelos infantis. - Consciente/ inconsciente na criança.
10º Módulo - Vivências e Representações: O brincar e a realidade infantil - Brincadeira heurística e brincadeira natural - Abordagem Pedagógica em Reggio Emília - Conexões com a grande mãe e a importância da natureza na educação - Vocação e a essência do sujeito - O papel simbólico do pedagogo/educador - A Pedagogia Waldorf - Autismo e educação
11º Módulo — Os Ritos de Passagem: Momentos de Transformação - Nascimento - Final da primeira infância - Adolescência - Adulto jovem e a saída da casa dos pais - A mãe castradora - O pai onipotente - A entrada no mundo do adulto - O processo de individuação - livre arbítrio - Jornada do herói - Sonhos orientadores - Narcisismo- o Édipo revisitado
12º Módulo — Sexualidade: Sexualidade infantil - Sexualidade do adolescente - Questões de gênero - Gravidez precoce
13º Módulo - Psicossomática na Infância e Adolescência: A doença como caminho - Sintomas e simbolismos - Principais sintomas psicossomáticos na infância - Principais sintomas psicossomáticos na Adolescência - A doença e o ambiente escolar
14º Módulo — Arquétipos: A imaginação e o simbolismo na criança - Os arquétipos presentes na jornada da educação - O arquétipo matriarcal e o patriarcal na formação da identidade - A reação inconsciente da criança aos pais (arquétipo vs pais objetivos) - O inconsciente coletivo familiar
15º Módulo — Psicopatologia da infância e adolescência: O normal e o patológico - Deficiências na criança e no adolescente: símbolos e resiliência - O transtorno do espectro autista - Hiperatividade e déficit de atenção - Transtornos de comunicação e linguagem - Transtornos de humor - Transtornos de ansiedade - Impacto da doença mental dos pais nas crianças e os pais dependentes (dependência de álcool, drogas, jogo, sexo e etc)
16º Módulo — Psicofarmacologia - Bases de farmacologia e psicofarmacologia para não-médicos.
17º Módulo — Tipos Psicológicos.
18º Módulo — A adolescência: A relação de poder na relação adolescente – adulto - Bullying e violência - A formação do psicopata - Abuso de substâncias - Solidão, depressão, raiva, oposição aos pais
19º Módulo — Tecnologia e sombra: O acesso a tecnologias: entre o bem e mal - A dificuldade na comunicação entre pais e filhos - Redes sociais: narcisismo e inferioridade. Jogos violentos. - Ludomania - O quê, no jovem, o atrai para os conteúdos da sombra? - A dificuldade na comunicação entre pais e filhos - Influência da deep e dark webs - Narcisismo, empoderamento e o falso self
20º Módulo: A Arte: Como ferramenta no trabalho com crianças e adolescentes - Processos Criativos- Materiais não estruturados - Argila e massinha - Aquarela e tintas
21º Módulo — Contos de Fadas: A importância dos contos de fadas - Os complexos e projeções nos contos de fadas - Contos de fadas orientadores - Contos de fadas e o desenvolvimento infantil - Os contos na adolescência - Um passeio pela mitologia e contos de fadas
23º Módulo — Apresentações dos trabalhos: Apresentação das pesquisas realizadas e dos resultados obtidos, cujo referencial teórico deverá ter por base a bibliografia utilizada durante o curso. O intuito é fomentar a reflexão e o debate acerca da educação de crianças e adolescentes.
24º Módulo — Finalização das apresentações dos trabalhos e Encerramento do curso
Artigo de Conclusão do Curso:
O formato do trabalho de conclusão do curso deverá ser de Artigo Científico ou projeto de intervenção, de acordo com as normas Vancouver.
A produção científica de conclusão como contribuição ao desenvolvimento pessoal e social.
Fica a critério do aluno a escolha do professor orientador (incluso no corpo docente do Curso). Os honorários do professor orientador do Artigo são de responsabilidade do aluno.
Professores
Andréa Calache
Psicóloga formada pela UFSCar
Mestre em psicologia pela USP
Formação como professora Waldorf de primeiro setênio
Atuação profissional clínica desde 2008 em Ribeirão Preto e Tambaú
Ministro cursos eventuais para professores de prefeituras e particulares sobre educação e desenvolvimento humano
Artista plástica
Profissional convidada da neurologia do HC criança para estabelecer parâmetros no ambulatório de autismo em 2018/2019
Psicóloga Carla Albano
CRP 06/98.548
Psicóloga Junguiana formada pela PUC/SP, com aprimoramento em Clínica Adolescente pela PUC/SP, especialização em Abordagem Junguiana pelo COGEAE. Analista em formação pelo Instituto Brasileiro de Terapia de Sandplay - IBTSANDPLAY. Tem também formação em Direito pela USP/SP.
No consultório particular localizado na cidade de São Paulo atende crianças, adolescentes e adultos. Como complemento à terapia verbal, utiliza o método do "Sandplay", também conhecido como "jogo da caixa de areia". Além de ser um recurso lúdico que é relaxante, o "Sandplay" desperta a criatividade e permite o acesso às questões mais profundas, de difícil verbalização, enriquecendo o processo terapêutico.
Dra. Denise Amorelli
Psicóloga Clínica
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Atualmente é professor titular da Universidade José do Rosário Vellano, do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas Filiado a Associação Junguiana do Brasil, professor colaborador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas, e do Núcleo Nise da Silveira em Ribeirão Preto.
Dra. Idalina A. Souza
Psicóloga Analista Junguiana
Coordenadora do Instituto Ânima de Estudos Junguianos Analista de Adultos - Instituto de Psicologia Analítica de Campinas - IPAC Analista de Crianças e Adolescentes -C G Jung Institute/Küsnacht-Zurique Instructor para Conferências e Seminários no C G Jung Institute/Zurique Supervisora trainee no C G Jung Institute/Zurique Membro do C G JUNG INSTITUTE, IPAC, AJB e IAAP Membro associado da SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência Membro da International Association for the Study of Dreams.
Ma. Luciana Mian
PSICÓLOGA E PSICANALISTA
Psicóloga - Licenciatura e Bacharelado - pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Formação Psicanalítica pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto - SBPRP – filiada à IPA (International Psychoanalytical Association), desde em 05 de julho de 2002.
Psicóloga Clínica.
Supervisão a psicólogos e psiquiatras de seus atendimentos psicoterápicos.
Especialista Lya Bueno da Rocha e Silva
Psicóloga Clínica pela PUC Campinas
Especialialização em Psicologia Analítica - Unicamp
Especialização em Neuropsicologia aplicada à neurologia Infantil- Unicamp
Analista Junguiana e membro do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas (IPAC),
Associação Junguiana do Brasil (AJB) e International Association for Analytical Psychology (IAAP)
Integrante do Departamento de Psicoterapia Infantil e do Adolescente Da Associação Junguiana do Brasil, AJB
Coordenadora da Clínica Comunitária IPAC
Dr. Miguel Angelo Borati
Graduação. Curso de Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São (FMRP-USP) graduado no ano de 1995.
Residência médica em psiquiatria pela FMRP-USP
Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq
HCFMUSP)
Psiquiatra da Infância e Adolescência
Prof.ª Ma. Miriam Lucia Barreto
Graduada e Pós-graduada pela USP
Psicoterapeuta Junguiana
Docente da Universidade Paulista (docente nas disciplinas: Técnicas de Observação e
Entrevista / Técnicas de Investigação de Personalidade - Psicodiagnóstico do Rorschach, HTP,
CAT, TAT)
Supervisora no estágio de Psicodiagnóstico
Artista de mandalas
Facilitadora de workshops de mandalas e psicologia
Orientadora de Grupos de estudos em Psicologia Analítica
Pedro Henrique Mendes Amparo
Médico Psiquiatra com Graduação e Residência Médica na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Trabalha em clínica particular com psiquiatria clínica e psicoterapia baseado na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung.
Diretor Técnico do Centro Integrado de Atenção Psiquiátrica Valinhos, trabalha com pacientes em regime de Hospital Dia.
Professor convidado no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria - Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP, desde agosto de 1998, no Curso de Especialização em Psicologia Analítica (Extensão Universitária), ministrando aulas de Psicopatologia.
Professor no Instituto Ânima de Estudos Junguianos.
Rochelle de C. Albornoz Mancuzo
Graduada em Letras e Mestranda do Programa de Psicologia, linha de Pesquisa “Infância e Realidade Brasileira”, pela Unesp.
Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Organizações Sustentáveis pela Fundace (FEA Usp Ribeirão Preto); Especialização em Psicoterapia Infantil pelo Instituto Anima de Estudos Junguianos; Certificação em Disciplina Positiva para Educação Infantil
Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional e Orientadora pedagógica de Ensino Médio na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap)
Coordenadora e Docente do Curso de Especialização em Psicologia Analítica aplicada à Educação Básica, do Instituto Ânima de Estudos Junguianos.
Prof.º Me Roger de Lucca
Psicólogo Clínico
Psicólogo Clínico; Especialista em Psicologia Analítica pelo Instituto Ânima de Estudos
Junguianos; Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual da FCLAR/
UNESP Araraquara; Docente do Curso de Psicologia das Faculdades ITES de Taquaritinga; Docente do Curso de Especialização em Psicologia Analítica do Instituto Ânima de Estudos Junguianos.
Solange Bertolotto Schneider
Psicóloga clinica com mais de 36 anos de experiencia, graduada pela Universidade São Marcos em março de 1983
Analista Junguiana pelo Carl Gustav Jung Institute Zürich-Kusnacht, membro da IAAP
Supervisora Trainee pelo Carl Gustav Jung Institute Zürich-Kusnacht
Autora do livro a ser lançado em breve: A Verdade no Processo Analítico e na Vida Diária", pela editora Initia Via.
Contatos:
WhatsApp: 16991402113
E-mail: contato@animaestudosjunguianos.com.br
Voltar
Fale Conosco
Tire dúvidas ou se cadastre para receber textos, vídeos e outros materiais gratuitos:
Como chegar
Avenida Cândido Pereira Lima, 900 Ribeirão Preto -São Paulo
Ou clique no link abaixo e veja a melhor rota no Google Maps para visitar o Instituto: