Formação em Psicologia da Infância
Próxima turma - Início dia 08 de março de 2024
Duração: 29 meses
Carga horária total: 440h
Aulas teóricas: 384h
Metodologia Científica: 8h
Supervisão de Casos Clínicos: 48h
Cronograma completo: Disponível 30 dias antes do início das aulas
Clique aqui: Documentos necessários para a matrícula.
**Online, ao vivo, via aplicativo Zoom.
- Corpo docente constituído por profissionais de referência na área;
- Horário das aulas propício para profissionais que já estejam posicionados no mercado de trabalho;
- Conteúdo teórico abrangente, que atende as necessidades do momento atual da Psicologia;
- Supervisão de casos clínicos.
POR QUÊ?
Após ministrarmos cursos de Psicoterapia Infantil em Campinas - SP e Ribeirão Preto - SP, notamos urgência na formação profunda sobre o assunto, que emanava da experiência clínica dos nossos alunos.
Verificamos, que casos e mais casos demandavam formação intensa e específica, sobre a infância e adolescência, em caráter de urgência.
Em resposta a esse clamor, nosso corpo docente decidiu atender ao chamado e disponibilizar o conhecimento em forma de ensino profundo, sobre a compreensão do assunto, para capacitar nosso aluno à demanda atual, séria e necessária das crianças e adolescentes.
Gostariamos de convidá-los a explorar um mundo fascinante e profundamente significativo: a psicologia infantil e os diversos temas que a cercam. Ao mergulharmos nesse universo, não apenas enriqueceremos nossas próprias jornadas profissionais, mas também contribuiremos de maneira significativa para o bem-estar das futuras gerações.
Formação em Psicologia da Infância na perspectiva da Psicologia Junguiana
O curso objetiva tornar o aluno apto a:
1. Analisar e aprofundar o conhecimento teórico da Psicologia Analítica (Junguiana), assim como sua fundamentação teórica, seus procedimentos e métodos;
2. Capacitar o psicólogo ao estudo científico destes fundamentos, com vistas às intervenções com crianças e adolescentes na área clínica e institucional;
3. Proporcionar conhecimentos para a pesquisa teórica e prática em Psicologia Analítica (Junguiana), de tal forma que, os profissionais sejam multiplicadores e colaboradores da difusão desses princípios;
4. Exercitar a escuta e a observação, embasadas na Psicologia Analítica (Junguiana), considerando as especificidades do emprego deste referencial teórico;
5. Formar profissionais competentes, alicerçados pela Ética inerente à Escola Junguiana e consonantes com a responsabilidade pessoal e social.
MATRÍCULA: R$150,00 até dia 07/03/2024
Dados para o pagamento:
Banco do Brasil - Agência: 3312-x - CC: 30592-8
ANIMA - INSTITUTO DE ESTUDOS JUNGUIANOS
Chave Pix: CNPJ: 15343178/0001-02
MENSALIDADE:
1º Lote até 20/02/2024 - 29 parcelas de R$ 580,00 (Boleto ou PIX), até o dia do vencimento.
2º Lote de 21/02/2024 até 07/03/2024 - 29 parcelas de R$ 650,00 (Boleto ou PIX), até o dia do vencimento.
Pagamento integral do curso à vista: 10% de desconto
CONDIÇÃO ESPECIAL PARA EX-ALUNOS E ALUNOS DO INSTITUTO:
Pagamento até o vencimento: 7 % de desconto
Pagamento à vista do total do curso: 12% de desconto
Clique aqui: Documentos necessários para a matrícula.
QUEM PODE FAZER O CURSO?
Psicólogos, para a atuação na área clínica, educacional, social e nas instituições;
Psiquiatras para o apoio diagnóstico e medicamentoso;
Profissionais Graduados interessados ao aprimoramento do conhecimento na sua área de atuação, através da Psicologia Analítica.
MÉTODO DO CURSO:
Transmissão ao vivo e conteúdo armazenado, o aluno poderá assistir posteriormente mediante confirmação da necessidade.
Estudos de Casos e Supervisão de Casos Clínicos não serão gravados.
É necessário ter o aplicativo Zoom instalado no seu computador ou celular e estar devidamente cadastrado no Zoom para assistir as aulas.
https://support.zoom.us/hc/pt-br/articles/360034967471-Guia-de-in%C3%ADcio-r%C3%A1pido-para-novos-usu%C3%A1rios
Temas:
Atendimento aos Pais – Aprofundamento.
Transtorno de Espectro Autista.
TDAH.
Síndrome de Down.
As doenças mentais: Depressão.
Drogadição.
Drogadição pelo uso de telas.
Decorrência do vício dos pais na família.
As doenças mentais: Transtorno obsessivo compulsivo.
Ideações suicidas.
Transtornos alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia.
Transtorno Borderline e Autoagressões.
O adolescente.
Decorrência da doença mental dos pais na família.
Suicídio na família.
Por que Psicoterapia em Crianças?
Qual a menor/melhor idade?
O Inconsciente Infantil.
As entrevistas iniciais com pais – Manejo e parceria com os pais.
Acolhimento da preocupação.
Trabalho com a culpa.
A mediação entre o casal.
A sombra de ambos.
A aceitação do filho problema.
A recuperação do bode expiatório.
O arquétipo da criança e o arquétipo central.
A imaginação e o simbolismo na criança.
O arquétipo matriarcal e o patriarcal na formação da identidade.
A reação inconsciente da criança aos pais (arquétipo versos pais objetivos).
O inconsciente coletivo familiar.
A primeira infância – Vínculo afetivo: o propulsor da Vida
Ser pai e mãe de uma criança desejada.
Ser pai e mãe de uma criança indesejada.
A primeira infância com pais cuidadores.
A primeira infância com pais sem compromissos com a formação moral da criança.
As consequências da humilhação:
Criminalidade.
Depressão.
Resiliência.
Tipos Psicológicos
Desenvolvimento da Personalidade, segundo a Psicanálise: Freud, Melanie Klein e Winnicot.
Desenvolvimento da Personalidade, segundo a Psicologia Analítica: Jung, Neumann e Fordhan.
Modelos e representações dos complexos materno e paterno
Modelos aparentemente positivos.
Modelos realmente positivos.
Realização pessoal no Processo de Individuação.
Redenção dos pais pessoais.
As grandes questões:
Os primeiros anos de vida: uma perspectiva simbólica.
A formação dos complexos materno e paterno.
Os complexos nos contos de fadas.
Sonhos e pesadelos infantis:
Os sonhos infantis e a dinâmica da Psique.
Consciente/ inconsciente na criança.
Constituição psíquica infantil: imagens e indicadores de criação de neuroses.
Outras vivências e representações:
O brincar e a realidade infantil.
A birra - significado e manejo.
O brincar no setting analítico.
Infertilidade, Perda Gestacional e Adoção:
Perda Gestacional
A elaboração do luto.
Autoestima e perda gestacional.
Fantasias relativas à perda gestacional.
A elaboração da frustração pela infertilidade.
Autoestima e infertilidade.
Possíveis fatores psicológicos da infertilidade.
Infertilidade, Perda Gestacional e Adoção
A criança/adolescente disponível para adoção.
A adoção e os diferentes tipos de família.
A criança e a família idealizada.
Adoção: Aspecto Judicial.
Vivências e Representações.
O inconsciente que se projeta - Vivências e Representações.
O inconsciente que se projeta – HTP.
A família:
A) Orientação aos pais.
Relacionamento familiar.
Separação e a Síndrome da Alienação Parental.
B) A família: Conflitos entre os pais, filhos e familiares.
Tipos de família: origem e evolução ao longo da história.
Herança familiar inconsciente: lugares ocupados por cada membro e jogos de poder.
Workshop aberto Revisão Do Método De Rorschach.
Os principais momentos de transformação.
Primeira socialização.
Final da primeira infância.
Adolescência.
Adulto jovem e a saída da casa dos pais.
A mãe/pai castradores.
A entrada no mundo do adulto.
O processo de individuação: livre arbítrio.
Sonhos orientadores.
Narcisismo- o Édipo revisitado.
Contos de fadas orientadores.
Sexualidade infantil.
Sexualidade do adolescente.
Questões de gênero.
Gravidez precoce.
Psicopatologia da infância e adolescência: O normal e o patológico.
Deficiências na criança e no adolescente: símbolos e resiliência.
O transtorno do espectro autista.
Hiperatividade e déficit de atenção.
Transtornos de comunicação e linguagem.
Transtornos de humor.
Transtornos de ansiedade.
Impacto da doença mental dos pais nas crianças e os pais dependentes (dependência de álcool, drogas, jogo, sexo etc.).
Projeções dos pais sobre os filhos:
O filho desejado.
O filho esperado.
O filho decepção.
O filho rejeitado.
Conteúdo da psique do abandonado – consequências sobre a saúde mental e a vida social.
Conteúdo da psique do preferido - consequências sobre a saúde mental e a vida social.
Contos de Fadas, Aspectos bíblicos e Arquetípicos sobre o tema.
Trauma e Violência:
As possibilidades de abuso dentro do núcleo familiar.
As relações de confiança entre filhos e pais.
Frustração e agressividade:
A Criança Oprimida: A Psicologia Analítica e as Crianças filhos de Pai com Transtorno de Personalidade Narcisista. A Dinâmica da família Narcisista.
Relacionamento pai-filho (a).
Psicofarmacologia.
Psicossomática na Infância e Adolescência
A doença como caminho.
Teoria da formação de sintomas.
Sintomas e simbolismos.
Principais sintomas psicossomáticos na infância.
Principais sintomas psicossomáticos na Adolescência.
A criança e/o adolescente com câncer – Hospital do Câncer.
A adolescência.
Relações familiares.
A relação de poder na relação adolescente/adulto.
Bullying e violência.
A formação do psicopata.
Abuso de substâncias.
Tecnologias:
O acesso a tecnologias: entre o bem e o mal.
A dificuldade na comunicação entre pais e filhos.
Redes sociais: narcisismo e inferioridade.
Jogos violentos.
Ludo mania.
Tecnologia e sombra:
O que, no jovem, o atrai para os conteúdos da sombra?
Influência da Deep e Dark Webs.
Pornografia.
Narcisismo, empoderamento e o falso self.
A Arte
Como ferramenta no trabalho com crianças e adolescentes.
Livros, filmes, contos de fadas e jogos indicados para cada tipo de conflito infantil.
Argila.
Aquarela.
Drogadição.
Teoria da Drogadição, sob a ótica da Psicologia Analítica.
A família e o drogadito.
Metodologia Científica.
Supervisão de casos para psicólogos e psiquiatra.
A SUPERVISÃO ESTÁ INCLUSA NO CURSO?
Sim, a Supervisão de Casos Clínicos é disponível para psicólogos e psiquiatras com a proposta de responsabilidade social, onde o aluno traz para a Supervisão um paciente que é atendido com a cobrança de um valor mínimo ou ser pro bono.
DEVO ENTREGAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CUSO?
Sim, o Artigo de Conclusão do Curso deve ter de 12 a 20 páginas, apresentado e entregue no final do curso seguindo as regras de formatação Vancouver.
O ARTIGO DE CONCLUSÃO DO CURSO SERÁ PUBLICADO?
Sim, o artigo entregue devidamente elaborado conforme normas de submissão da Revista Vas Communicans poderá ser publicado.
REBEBO CERTIFICADO?
O aluno receberá Certificado de Conclusão do Curso após cumprir todas as exigências de aprovação nas disciplinas, administrativas e financeiras emitido pelo Ânima – Instituto de Estudos Junguianos.
Professores selecionados, cuidadosamente, para lhe oferecer uma excelente formação!
5 Professores formados diretamente peloInstituto C. G. Jung (Zurique).
2 Professores supervisores no Instituto C. G. Jung (Zurique).
8 Professores com formação internacional (EUA, ITÁLIA, SUÍÇA).
13 Professores universitários.
9 Professores membros diretos do International Association for Analytical Psychology- IAAP (Zurique).
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Dúvidas? Entre em contato:
Telefone: 1634215675 - WhatsApp: 16991402113
E-mail: contato@animaestudosjunguianos.com.br
INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMA DE BOLSAS: ÂNIMA – INSTITUTO DE ESTUDOS JUNGUIANOS
Informações Importantes:
É da máxima importância que o aluno esteja em atendimento terapêutico. A análise pessoal não está inclusa no curso, pois sempre deve ser tratada diretamente entre aluno(a) e seu analista de confiança, sem intervenção da instituição de ensino.
Legalmente no Brasil, apenas os psicólogos podem fazer atendimentos clínicos. Em outras palavras, a Especialização em psicologia vai servir para que profissionais que não são psicólogos adquiram conhecimento para atuar em suas ocupações levando em consideração aspectos importantes da saúde mental. Dúvidas consulte - https://site.cfp.org.br/
O Ânima – Instituto de Estudos Junguianos não possui vínculo com o MEC. Nossos alunos visam os cursos de Especialização em Psicologia Analítica e Formação em Psicoterapia Infantil como introdução e aperfeiçoamento para a prática clínica, na maioria dos casos fazem formação para analistas em outras instituições. O certificado é fornecido apenas pelas instituições de formação, amparados pela Lei nº 9394/96, pelo Decreto nº 2.494/98 e nº 2.208/97.
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Como chegar
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